Viajar no feriado: dica de roteiro

Viajar em feriado é tudo de bom! Se você concorda, não perde a chance de aproveitar um dos únicos que vão acontecer no segundo semestre de 2024 – 15 de novembro, Proclamação da República. Cai na sexta-feira e, juntando com o fim de semana, fica perfeito para relaxar.

Para quem mora em Salvador, é tempo suficiente para dar uma fugidinha e passear pelas praias do Litoral Norte. O destino e a programação a gente indica nesse roteiro em Itacimirim.  Confere aí!

 

A beleza da Praia da Barra, em Itacimirim. Foto: Rotas Nativas

DIA 1(quinta-feira)

Itacimirim fica a apenas 60 km do aeroporto de Salvador e é conhecida pela tranquilidade, belas praias, e localização privilegiada para passeios pelo litoral norte. Escolha uma pousada aconchegante para ficar. Nossa dica? Villa Maeva Itacimirim, pertinho da praia, com estacionamento próprio e  acomodações confortáveis e charmosas.

Aproveite o dia da chegada para descansar a mente com um mergulho na piscina, um drink refrescante e um passeio pela praia. À noite, o jantar pode ser na Vila de Praia do Forte, a 10 minutos de Itacimirim. É um lugar gostoso para passear, com vários bons restaurantes e bares. Mas se ainda estiver em modo descanso, o Restaurante da Villa, na Pousada, tem uma gastronomia que vai te conquistar!

 

DIA 2(sexta-feira)

Um bom café para começar o dia! Foto: Villa Maeva Itacimirim

Um dia inteiro de diversão pela frente deve começar com um bom café da manhã de hotel… e o da Villa Maeva não vai te decepcionar!  Itacimirim tem uma das mais belas praias do litoral norte, a Praia da Espera, boa para banho e com estrutura de barracas. Na maré baixa, as piscinas naturais se formam e convidam para conhecer o fundo do mar em mergulho livre. E, se você é do tipo aventureiro, dá para ir mais longe e mergulhar para conhecer um navio naufragado bem ali! Para almoçar, a pedida é uma boa moqueca seguida de um descanso na rede como todo bom baiano ama.

À tarde, que tal conhecer o Castelo Garcia D’ávila, uma fortificação da época do Brasil Colônia, única com características medievais na América? Para chegar, siga de Itacimirim pela BA 099 sentido Linha Verde que, em poucos minutos, verá a sinalização da entrada do Castelo, uma estrada de barro em boas condições. A visita é paga. O  lugar é lindo, bem organizado e vale muito a pena!

DIA 3 (sábado)

Aproveite para conhecer uma praia bem peculiar no litoral norte da Bahia – a Praia de Santo Antônio. Cenário do filme Os Homens São de Marte… E É Pra Lá que Eu Vou,  a paradisíaca e quase deserta praia tem acesso pela BA-099, uns 28 km depois de Itacimirim – fique atento à placa indicadora na estrada. Mais 3 km por barro em bom estado e pronto, você chegou. Tem estacionamento fácil.

Praia de Santo Antônio em Camaçari Foto: Samory Pereira Santos via Wikimedia Commons
Na volta, um banho de água doce na bela Lagoa Aruá te espera! O acesso é pelo sentido Litoral Norte – Salvador, na altura da entrada da Praia do Forte. Também é uma estrada de chão em boas condições, mas pouco sinalizada.

Uma dica para chegar é ir olhando com atenção as pequenas placas de uma das únicas barracas do local, a Terroir do Axé. Aliás, lá pode ser seu ponto de parada à beira da água. Para navegar pela Lagoa, o lugar oferece pedalinhos, caiaque e stand up.

 

DIA 4 (domingo)

Seu último dia é para deixar vontade de voltar de novo. Vá conhecer as outras praias de Itacimirim para ter a sua preferida. A Praia das Ondas já avisa no nome qual seu público principal, os surfistas da região, e é um ponto de encontro dos moradores e visitantes mais jovens.

Já a Praia da Barra, fica no canto esquerdo de Itacimirim, onde o Rio Pojuca deságua, formando um visual lindo e um lugar delicioso para banho. Depois, vá conhecer a Cachoeira da Dona Zilda para fechar seu passeio. Uma dica: negocie um late check out para tirar uma soneca depois do almoço e voltar para casa renovado para começar sua semana de trabalho.

Compartilhe esta publicação:
2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido