Quem quer conhecer a Bahia, geralmente começa por Salvador. Mas vale estender a viagem saindo da capital e conhecer destinos incríveis nos arredores em roteiros rápidos, a menos de 150km. Confere essas três:
Ilha de Itaparica
Esse pode ser feito em bate e volta – saia cedinho no primeiro ferry boat para visitar a maior ilha marítima do Brasil. Seu ponto principal de parada é a bucólica vila de Itaparica onde você irá passear pelo centro histórico para conhecer a casa de João Ubaldo Ribeiro, a famosa Fonte da Bica e o Boulevard dos casarões históricos. É lá que fica também o Forte São Lourenço, cuja praia em frente é deliciosa para banho.
Casinhas da Vila de Itaparica
Para comer, experimente o restaurante que fica na Marina de Itaparica e aproveite um belo pôr do sol antes de voltar. Se puder ficar mais dias, não hesite – a ilha é cheia de belas praias com águas calmas, transparentes e mornas que você vai amar conhecer: Penha, Cacha Prego, Ponta de Areia, Mar Grande e muito mais!
Itacimirim e litoral norte da Bahia
O roteiro pelo litoral norte pede pelo menos dois dias porque é um convite ao ócio em sua melhor forma – o charme é ir parando em cada praia para simplesmente desfrutar de um mergulho e da beleza do lugar… além dos deliciosos pratos baianos a base de dendê, claro. Nossa dica é você se hospedar em Itacimirim, meio do caminho das principais vilas, e começar o dia por lá curtindo a Praia da Espera, onde o navegador Amyr Klink desembarcou em 1984 após 100 dias no mar. De lá, vá para Praia de Santo Antônio e almoce na Vila do Diogo, outro lugar lindo de viver!
O belo mar de Itacimirim
À tarde, passeie por Praia do Forte para ver o pôr do sol na Igreja de São Francisco e andar pela Vila cheia de lojas, bares, cafés e restaurantes para você escolher onde fechar seu dia antes de voltar para o sossego da Itacimirim. De manhã, depois do café e do mergulho nas piscinas naturais, comece a volta para Salvador com paradas na badalada Guarajuba; em Jacuípe, no encontro do rio com o mar; e em Arembepe, onde fica a famosa aldeia hippie que recebeu durante os anos 70 as visitas ilustres de Janis Joplin e Mick Jagger.
Arembepe abriga da Vila Hipie desde a década de 60
Santo Amaro, Cachoeira e São Félix
Ponto Dom Pedro II
Também em um dia você pode fazer esse roteiro por cidades do recôncavo baiano e voltar ao passado, à época do Brasil colônia. Cachoeira está a 120 km de Salvador e, pela sua importância na independência da Bahia, desde 2007 a pequena cidade vira capital do estado por um dia, em 25 de junho. Além de exemplares da arquitetura colonial, como a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, o lugar guarda a Irmandade da Boa Morte , uma confraria religiosa afro-católica com mais de 200 anos de história.
De lá, para seguir para São Félix, você irá atravessar a Ponte Dom Pedro II tombada como Monumento Histórico, um dos principais cartões-postais da região. Na volta, sua parada é em Santo Amaro, terra de Caetano Veloso e Maria Bethânia – a casa da mãe dos artistas, Dona Canô, é uma das atrações dessa cidade, cheia de riqueza arquitetônica e histórica. Não volte do recôncavo sem comer a maniçoba, uma iguaria feita com folhas de mandioca trituradas e cozidas por 7 dias, carne de porco, embutidos e defumados.
Igreja Matriz de Santo Amaro